Bund de Shangai

O Bund de Shanghai é uma zona de pedestres de 2 quilômetros de comprimento que percorre a parte oeste do rio Huangpu. 

O Bund é a zona mais transitada da cidade e donde se obtêm as melhores vistas de Pudong – o distrito de negócios onde estão os arranha-céus.

Além de oferecer as melhores panorâmicas da “Shanghai futurista”, o Bund também é famoso pelos seus edifícios, já que são um legado do primeiro distrito comercial de Shanghai. A zona foi conhecida como “Wall Street do Oriente”.

Edifícios característicos

Gótico, românico, neoclássico, barroco e renascentista são alguns dos estilos presentes no Bund. Vejamos os principais pontos turísticos:

  • Aduana: Construído em 1927, o edifício da Alfândega é um dos mais característicos de Bund. O relógio e o sino de sua torre foram construídos na Inglaterra.
  • Praça financeira e seu touro selvagem: “Cópia” do Ranging Bull de Wall Street, o Charging Bull de Shanghai representa o poder da China atual.
  • Estação meteorológica: Mede 48,8 metros de altura e no final do século XX servia também como farol, guiando os barcos que entravam no porto de Shanghai.
  • Monumento aos Heróis de Shanghai: Seus três pilares de 60 metros de altura simbolizam as pessoas que deram sua vida na Guerra do Ópio. Foi construído em 1994.
  • Peace Hotel: Com um característico telhado verde, o Peace Hotel é o edifício mais emblemático de Bund. Foi construído em 1930.
  • Antigo Palace Hotel: Construído em 1906 para ser um dos melhores hotéis de Shanghai, passou a fazer parte do Peace Hotel em 1949.
  • Banco de Hong Kong e Shanghai: Construído em 1921, este chamativo edifício coroado por uma cúpula ainda conserva alguns dos belos murais.

Um passeio imprescindível

É impensável visitar Shanghai e não percorrer o Bund tanto de dia quanto à noite, quando a cidade fica ainda mais bonita. Ao sul da estação meteorológica, você encontrará tanto o porto de ferrys para atravessar Pudong, como os barcos turísticos que percorrem o rio Huangpu.

Transporte

Metrô: East Nanjing Road, linhas 2 e 10.
Ônibus: linhas 33, 37, 55, 65, 123, 305, 307, 576, 910, 912 e 928.