Moeda em Shanghai

A moeda oficial se chama Renminbi (RMB), que significa “moeda do povo”. Sua unidade básica é o yuan (CNY) e ambos os termos são usados.

Ou seja, 5RMB é o mesmo que 5CNY. Os símbolos da divisa são ¥ e 元.

Cada yuan está dividido em 10 jiao e cada jiao em 10 fen. Devido ao seu pouco valor, é estranho chegar a ver moedas de fen (centavo de yuan).

Moedas e notas

Na China é possível encontrar notas de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 yuanes e de 1, 2 e 5 jiao (décimas de yuan). As moedas são de 1, 2 e 5 fen (centavos de yuan), 1, 5 e 10 jiao. Embora seja cada vez menos habitual, na China sempre circularam muitas notas falsas, por isso é comum que eles chequem cada vez que você paga com notas.

Billetes de yuan chino

Em dinheiro ou com cartão?

Embora os cartões de crédito sejam bastante mais populares que em Pequim, seu uso continua sendo pouco comum e em muitas lojas e restaurantes você só poderá pagar em dinheiro

Onde trocar o dinheiro?

Recomendamos trocar o dinheiro ainda no Brasil, onde você não deve ter dificuldades para trocar reais por yuanes em casas de câmbio grandes. Outra possibilidade é trocar reais por dólares e, chegando à China, trocar os dólares pela moeda local. O que não recomendamos fazer é trocar reais por yuanes ao chegar à China, já que a moeda brasileira é aceita em poucos lugares e o câmbio costuma ser bastante desfavorável.

Na China, não há tantas casas de câmbio quanto em outras regiões turísticas, por isso o melhor local para fazer trocas de moedas é diretamente nos bancos. Alguns hotéis também costumam contar com esse serviço.

Um conselho

Nunca viaje apenas com um cartão de crédito, já que sempre podem surgir imprevistos. Além de levar pelo menos dois cartões, levar dinheiro em papel é fundamental.

Tipo de câmbio

Aproximadamente um real equivale a 2,98 yuanes.