Onde comer em Shanghai

Onde comer em Shanghai

A gastronomia chinesa é muito variada e saborosa e está rodeada de muitos mitos que não são verdadeiros.

O componente principal das refeições é o arroz, que costuma ser acompanhado de verduras, carnes e peixes servidos com abundantes condimentos e que costumam produzir uma mistura de sabores.

Embora a comida chinesa esteja em todas as partes do mundo, um restaurante chinês que você encontrará no Brasil provavelmente não tem muito a ver com os que você encontrará na China, já que esses últimos costumam usar todas as partes do animal para preparar a maioria dos seus pratos.

Pratos típicos chineses

Entre os pratos chineses mais característicos de Shanghai vale a pena destacar os seguintes:

  • Caranguejo peludo de Shanghai: Espécie autóctone e um dos pratos mais famosos da cidade.
  • Xiaolongbao: Massa em formato de bolinha recheada de sopa e carne, preparada ao vapor.
  • Cí fàn tuán: Arroz glutinoso em massa frita.
  • Jiaohu ji: O “Frango mendigo” é servido com folhas de lótus, cobertas de gesso. Feito no forno.
  • Tangcu xiaopai: Costelinha com salsa agridoce.
  • Dim sum: Pastéis ao vapor feitos a partir de diferentes ingredientes. É um prato mais típico do sul da China. Em alguns restaurantes são chamados dumplings e costumam vir em pequenas cestas de bambu.
  • Hot pot: Conjunto de alimentos cozidos em um caldo quente que é colocado no centro da mesa. Essa “foundue chinesa” oferece a possibilidade de ver os alimentos antes de cozinhar e misturá-los com os molhos.
  • Shengjian mantou: Bolo de pão frito recheado de carne de porco.
  • Tofu fermentado: Tofu marinado em caldo de verduras fermentado. É característico por seu cheiro ruim.
  • Sōnghuādàn: Conhecido como ovo centenário, esta delícia chinesa consiste em um ovo envolvido em argila e cinzas durante várias semanas ou meses. Adquire uma cor verde, textura gelatinosa e cheiro a queijo forte.
  • Pato pequinês: Embora seja típico de Pequim, o pato marinado e assado servido em fatias. Também se consome em um crepe.

Bebidas

Como bebida originária da China, no país há diversos tipos de chá e os cidadãos consomem essa bebida com grande assiduidade. Além do chá, nos restaurantes você pode encontrar alguns licores, cervejas e vinhos de elaboração local

Horários

Embora alguns restaurantes fechem a cozinha às 21:00 horas, você não terá dificuldade em encontrar redes de fast food e outros restaurantes abertos as 24 horas do dia

Zonas recomendadas

Os restaurantes tradicionais estão espalhados por toda a cidade e é difícil especificar uma zona. Se você estiver cansado da gastronomia chinesa, em Xintiandi, uma das zonas mais na moda de Shanghai, você encontrará restaurantes italianos, tailandeses e franceses. Os edifícios da zona, conhecidos como Shikumen, são casas tradicionais feitas de pedra.

Outra boa opção, embora não muito barata, é jantar em algum dos restaurantes panorâmicos da área do Bund, que oferece uma vista incrível dos edifícios de Pudong.