Conselhos para viajar a Shanghai

Conselhos para viajar a Shanghai

Embora esses conselhos sejam muito básicos, eles sempre vêm bem para visitar qualquer cidade da China e de grande parte da Ásia.

Leve os nomes escritos

Como a imensa maioria dos chineses não fala inglês, não entende o nosso sotaque e não pode ler as letras do nosso alfabeto, tanto para pedir ajuda na rua quanto para pegar um táxi, o melhor é levar os nomes escritos em chinês ou levar um mapa para mostrar o destino.

Ah! Não esqueça de pegar um cartão do hotel assim que chegar.

Olhar para os dois lados antes de atravessar

Embora seja uma frase que escutemos desde pequenos, na China ela é mais importante. Em Shanghai, a faixa de pedestres não significa nada e os semáforos normalmente tampouco, por isso olhar antes de atravessar e ir com precaução é imprescindível. O melhor é atravessar quando mais gente está atravessando.

Só beba água de garrafa

A qualidade da água em Shanghai e em toda China é muito ruim e os locais só bebem água de garrafa ou previamente tratada. Se nos restaurantes te oferecerem água, não se preocupe porque ela já terá sido tratada.

Sempre pechinche

Embora não seja tão cansativo quanto em Pequim, nas lojas de artesanato, antiguidades e presentes, pechinchar é imprescindível. O mesmo acontece com os vendedores de rua. 

Leve dinheiro

Muitas lojas e restaurantes ainda não aceitam cartão, e naqueles em que são aceitos às vezes não funcionam, por isso é fundamental levar dinheiro.

Leve ao menos dois cartões de crédito

Se você levar só um cartão, sempre corre o risco de acontecer um imprevisto e passar um aperto. Esse conselho é aplicável em qualquer viagem.

Não esqueça de levar remédios

Remédios para dor de cabeça, problemas gastrointestinais, febre e alguns band-aids nunca sobram.

Chegue antes aos eventos

Os chineses são muito pontuais e às vezes são tanto que as coisas começam antes do previsto.

Cuidado com as pessoas muito amáveis

Isso se aplica às pessoas que se aproximem de você na rua. Já os funcionários de hotéis costumam ser amáveis e não representam nenhum inconveniente.

É estudante? Leve sua carteirinha

Na grande maioria das atrações da China os estudantes têm descontos que podem chegar a 50%. Para aproveitá-lo, não esqueça de levar sua carteirinha de estudante com foto. 

Datas a evitar

Para não encontrar a cidade cheia de gente e os preços mais elevados que o normal, é imprescindível evitar tanto o Ano Novo Chinês como os dias entre 1º e 7 de outubro.